danos

Museu de Arte de Santa Maria tem ares-condicionados depredados

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Josias Ribeiro/Arquivo pessoal

O Museu de Arte de Santa Maria (Masm) teve, pelo menos, três ares-condicionados depredados na última semana durante a madrugada. Segundo informações do presidente da Associação dos Amigos do Masm (Amasm), Josias Ribeiro, a fiação externa e parte interna dos aparelhos foram furtados.  

Conforme a assessoria de comunicação do Executivo, a prefeitura está ciente da situação e, como o Masm dispõe de sistema de alarme e câmeras de vídeo monitoramento, essas imagens estão sendo verificadas e serão entregues à Polícia Civil para que seja feita a investigação do caso. 

"A investigação está a cargo da Polícia Civil. Sobre a estrutura do Masm, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, está trabalhando para buscar parcerias e colocar em prática um projeto de revitalização do local, o que incluirá atenção à segurança do Masm. No momento, não há mais detalhes a serem divulgados, o que será feito assim que possível", respondeu a prefeitura ao Diário.

Santa Maria terá 24h de live de música e teatro para celebrar os 162 anos

Desde então, a Guarda Municipal, que já realizava rondas periódicas na região do Masm ao longo do dia, da noite e da madrugada, agora, vai reforçar a vigilância na área do local. Conforme Ribeiro, a falta dos aparelhos pode colocar em risco o acervo do museu de arte. 

- Temos muito cuidado por toda essa parte do condicionamento de ar. A temperatura precisa ser controlada. No momento em que houver a abertura do Masm, poderemos ter prejuízo. Os que foram depredados foram da sala de exposição. Tememos que esses ataques sigam e acabem prejudicando ainda mais. Somente as câmeras não inibem que isso aconteça - diz Ribeiro. 

A diretora do museu, Marília Chartune, diz que, por enquanto, o museu segue mantendo as obras em condições climáticas adequadas com o uso de desumidificadores.

A prefeitura explica que o museu ainda conta com outros aparelhos de ar-condicionado que não foram depredados ou furtados. No entanto, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer está avaliando como serão repostos os que foram danificados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brigada Militar apreende mais de 2 quilos de maconha em Santa Maria Anterior

Brigada Militar apreende mais de 2 quilos de maconha em Santa Maria

Próximo

Trio é preso por assaltar residência e fazer família refém em Santa Maria

Polícia/Segurança