data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Josias Ribeiro/Arquivo pessoal
O Museu de Arte de Santa Maria (Masm) teve, pelo menos, três ares-condicionados depredados na última semana durante a madrugada. Segundo informações do presidente da Associação dos Amigos do Masm (Amasm), Josias Ribeiro, a fiação externa e parte interna dos aparelhos foram furtados.
Conforme a assessoria de comunicação do Executivo, a prefeitura está ciente da situação e, como o Masm dispõe de sistema de alarme e câmeras de vídeo monitoramento, essas imagens estão sendo verificadas e serão entregues à Polícia Civil para que seja feita a investigação do caso.
"A investigação está a cargo da Polícia Civil. Sobre a estrutura do Masm, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, está trabalhando para buscar parcerias e colocar em prática um projeto de revitalização do local, o que incluirá atenção à segurança do Masm. No momento, não há mais detalhes a serem divulgados, o que será feito assim que possível", respondeu a prefeitura ao Diário.
Santa Maria terá 24h de live de música e teatro para celebrar os 162 anos
Desde então, a Guarda Municipal, que já realizava rondas periódicas na região do Masm ao longo do dia, da noite e da madrugada, agora, vai reforçar a vigilância na área do local. Conforme Ribeiro, a falta dos aparelhos pode colocar em risco o acervo do museu de arte.
- Temos muito cuidado por toda essa parte do condicionamento de ar. A temperatura precisa ser controlada. No momento em que houver a abertura do Masm, poderemos ter prejuízo. Os que foram depredados foram da sala de exposição. Tememos que esses ataques sigam e acabem prejudicando ainda mais. Somente as câmeras não inibem que isso aconteça - diz Ribeiro.
A diretora do museu, Marília Chartune, diz que, por enquanto, o museu segue mantendo as obras em condições climáticas adequadas com o uso de desumidificadores.
A prefeitura explica que o museu ainda conta com outros aparelhos de ar-condicionado que não foram depredados ou furtados. No entanto, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer está avaliando como serão repostos os que foram danificados.